O espetáculo mais triste da Terra

No dia 17 de dezembro de 1961, durante uma temporada de apresentações do Grand-Circus Norte Americano, o maior incêndio em um circo no Brasil ocorreu na cidade de Niterói- RJ e gerou repercussão mundial.

O fogo se espalhou rapidamente pelo circo, fazendo com que a lona em chamas desabasse sobre mais de 2.500 pessoas. O circo contava com a participação de diversos animais, entre eles, a aliá Semba, que destruiu parte da lona, salvando centenas de vidas. O número oficial de mortos foi de 503 pessoas e mais de 200 ficaram gravemente feridas.

12823_ggCinco décadas depois, o jornalista Mauro Ventura reconstituiu a tragédia em seu livro “O espetáculo mais triste da Terra”, publicado em novembro de 2011 pela editora Companhia das Letras. O livro traz a tona perguntas como, “O incêndio foi criminoso ou houve um curto circuito?” e dispõe de mais de 150 relatos de pessoas envolvidas com o espetáculo. A obra possui também a história do personagem Profeta Gentileza e de que forma essa tragédia ajudou a projetar o nome do cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

separador-1

O apresentador Jô Soares realizou uma entrevista com o autor da obra:

O livro está disponível para compra no site da editora Companhia das Letras e também no site da Saraiva.

larapriscyla

Deixe um comentário